Skip to main content

BENEFÍCIOS DO PEQUI

Apesar de todos os benefícios dessa incrível árvore e da lei que a protege (Portaria nº 54 de 03.03.87 IBDF), o desmatamento causado pelo agronegócio pode causar sua extinção.

Mas, se de um lado temos o agronegócio desmatando, de outro temos os #PovosdoCerrado resistindo e lutando. O aproveitamento completo do pequi – polpa, madeira, óleo, folhas e castanhas – abre perspectivas mais amplas e promissoras para a agricultura familiar protagonizada por homens e mulheres que vivem no Cerrado. Extrativistas e agricultores familiares de regiões distintas têm se empenhado em um esforço contínuo de preservação ambiental associado ao uso racional dos recursos naturais. Organizados em cooperativas, associações e até microempresas, essas pessoas, ao mesmo tempo que tiram da natureza seu próprio sustento, resistem e ajudam a preservar esse importante bioma.

Outra questão primordial é a água como recurso esgotável. Quanto menos desmatamento, mais floresta invertida. Quanto mais árvores nativas preservadas, mais agricultura familiar. E quanto menos recursos hídricos utilizados de forma indiscriminada pelo agronegócio, mais água doce e potável para o consumo humano.

Cuidar do Cerrado é preservar a vida. #EuDefendoCerrado

17862355 1305884342852362 85163537125171920 n

Sociobiodiversidade, Soberania alimentar e agroecologia