Skip to main content

MPF ADERE CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DO CERRADO

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural e do Grupo de Trabalho Cerrado (GT Cerrado), aderiram à Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Representantes do MPF e articuladores da Campanha se reuniram em Brasília na última semana para tratar da adesão. A participação na Campanha é uma das ações definidas pelo GT Cerrado.

O GT Cerrado foi criado em janeiro de 2017 para discutir e implementar estratégias de conservação do bioma. A criação do grupo foi motivada pelos problemas sociais e ambientais decorrentes do avanço da fronteira agrícola sobre o Cerrado, segundo o coordenador do GT Cerrado, procurador da República Wilson Assis. “A representatividade das instituições presentes na Campanha e a compreensão de que o MPF precisa caminhar ao lado da sociedade civil e das comunidades tradicionais na luta em defesa do Cerrado é que nos fez aderir ao coletivo de instituições que promovem a campanha”, explica o procurador.

O MPF irá apoiar a Campanha de diferentes formas. Uma delas é veiculando, nos meios de Comunicação internos e externos do órgão, os conteúdos e materiais produzidos pela Campanha. De acordo com o coordenador do GT Cerrado, o MPF pretende estreitar o diálogo com as instituições e comunidades que participam da Campanha a respeito das melhores estratégias de proteção do Cerrado. “O GT poderá fomentar a instauração de inquéritos civis, a expedição de recomendações ou o ajuizamento de ações para proteção do Cerrado”.

Dona Valdivia PA Independente Confresa MT tB 52 de 62 1024x683

Foto de Dona Valdivia, do projeto de assentamento Independente, em Confresa, Mato Grosso – Crédito: Thomas Bauer

A atuação da Campanha converge com os objetivos e ações definidos no Plano de Ação do GT Cerrado do MPF. Entre elas, o aperfeiçoamento do monitoramento das áreas desmatadas para avaliar se a legislação atual é suficiente para proteger o bioma; identificar e regularizar os territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais como uma estratégia de conservação do bioma; identificação e proteção de áreas relevantes para a proteção dos recursos hídricos; discussão sobre a adoção de políticas sustentáveis de compras nas grandes redes de varejo em relação ao Cerrado; o combate ao uso abusivo de agrotóxicos e a implementação e fortalecimento de estratégias de Comunicação sobre a importância socioambiental no Cerrado.

Sobre a Campanha
Com o objetivo de alertar a sociedade para esse e outros impactos, 43 organizações e movimentos sociais se uniram para lançar a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. A campanha busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades do Cerrado, que lutam pela sua preservação. A água é o foco da Campanha (Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida) para reforçar o papel central do Cerrado no abastecimento de água do país.

Saiba mais sobre a campanha: www.semcerrado.org.br

Organizações promotoras da Campanha
Associação União das Aldeias Apinajés/PEMPXÀ – ActionAid Brasil – CNBB/Pastorais Sociais – Agência 10envolvimento – APA/TO – ANQ – AATR/BA – ABRA – APIB – CPT – CONTAG – CIMI – CUT/GO – CPP – Cáritas Brasileira – CEBI – CESE – CEDAC – Coletivo de Fundos e Fechos de Pasto do Oeste da Bahia – Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do DF – CONAQ – FASE – FBSSAN – FETAET – FETAEMA – CONTRAF-BRASIL/FETRAF – Gwatá/UEG – IBRACE – ISPN – MJD – MIQCB – MPP – MMC – MPA – MST – MAB – MPF – MOPIC – SPM – Rede Cerrado – Redessan – Rede Social de Direitos Humanos – Rede de Agroecologia do Maranhão – TIJUPA – Via Campesina – FIAN Brasil.

Release