Skip to main content

Caju: fonte de renda para mulheres quilombolas de Cocalinho (MA)

Curso de aproveitamento da fruta ocorre em território tradicional quase um mês após queimada atingir a área e devastar diversas plantações, como a de caju. Mulheres, todavia, lutam para manter a soberania alimentar

Você sabia que do caju é possível fazer torta, doce, com açúcar e sem açúcar, cajuína, suco, caipirinha, bife e até hambúrguer? As mulheres do Território Quilombola Cocalinho, situado no município de Parnarama, no estado do Maranhão, não só sabem de todas essas derivações da fruta como também conseguem produzir tudo isso e muito mais.

O caju, rico no território, tanto nativo quanto plantado, foi tema de uma oficina de aproveitamento da fruta ministrada por algumas lideranças da comunidade na manhã desta última quarta-feira, dia 28 de outubro.

Inicialmente, algumas mulheres participaram de um curso em Parnarama com outras diversas representações de comunidades vizinhas, e na última quarta, tomando todos os cuidados necessários por conta da pandemia de Covid 19, repassaram o que aprenderam para as demais mulheres do território.

caju ma

Para a comunidade, a iniciativa contribui na geração de renda para as famílias quilombolas, que poderão comercializar os produtos na Feira das Comunidades Tradicionais do município.

Queimada

Na tarde do dia 1º de outubro, há quase um mês, o fogo invadiu mais uma vez o Território Cocalinho e destruiu, entre várias outras coisas, mais 100 pés de caju de um dos moradores. Plantios de mandioca, milho e pastos foram totalmente queimados.

queimada cerrado

“A situação fica muito complicada porque isso afeta muito a Segurança Alimentar da comunidade. O território tem uma produção agroecológica forte, de produzir e colher alimentos para a sobrevivência e comercialização. Todos nós vivemos das roças de toco”, contextualizou, à época, o quilombola Leandro dos Santos.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Imagens: Leandro dos Santos / quilombola e comunicador popular

Mulheres, Povos e comunidades, Sociobiodiversidade, Soberania alimentar e agroecologia