Skip to main content

Lançamento: Animação e Cartilha educativa abordam direitos territoriais de povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado

Materiais educativos podem ser baixados gratuitamente através dos canais da Campanha em Defesa do Cerrado

capa thumb youtube ANIMACAO 2 01

Como organizar e mobilizar politicamente a nossa comunidade? Como acessar os direitos territoriais que deveriam garantir a permanência dos povos indígenas e das comunidades tradicionais em seus territórios de vida? Essas e outras questões norteiam o conteúdo da Cartilha educativa e da animação “Nosso direito de viver: Terra e território”, lançadas pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e Actionaid Brasil neste mês.

“A terra não tem preço. A terra é nosso diamante, é vida, é nosso futuro e é tudo para nós!”. Este é o sentimento partilhado por Valdinez Pereira, agricultora familiar, que participou das oficinas sobre direitos territoriais e reforma agrária em outubro e novembro de 2020. O conteúdo compartilhado nestes espaços formativos, que reuniram participantes de comunidades tradicionais do Tocantins, Piauí e Maranhão, inspirou a produção dos materiais formativos.

Sistematização gráfica da segunda oficina de direitos territoriais do projeto, que inspirou a produção dos materiais educativos, realizada em novembro de 2020

A primeira animação da série nos convida a olhar para a história da luta pela terra no Brasil e nos ensina que “direitos conquistados não necessariamente são direitos garantidos”. Já o segundo episódio apresenta ferramentas concretas de organização e mobilização que podem ajudar estes povos na luta pelos seus direitos territoriais. 

Sobre o formato do material, Emmanuel Ponte, assessor da Actionaid Brasil, nos explica:

“Para enfrentar os desafios da compreensão do ‘juridiquês’ optamos pela linguagem audiovisual e gráfica, por um vídeo que nos conta uma história e apresenta de maneira didática ferramentas de organização e instrumentos legais que devem ser compreendidos não só pelas comunidades que vivem nos territórios, mas por todos nós, para colaborar com a defesa da sociobiodiversidade e dos direitos dos povos do Cerrado”, destaca o assessor.

Incidência para a garantia de direitos

Uma das ferramentas apresentadas no vídeo, mas que também foi utilizada durante as oficinas, é a “Roda da Incidência”, que apresenta um passo-a-passo que visa apoiar processos de organização comunitária e ações de incidência para a proteção e garantia de direitos territoriais. A Cartilha educativa, lançada em formato digital e que conta com a organização metodológica da Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR), detalha e apresenta de maneira infográfica esse instrumento.

Roda de incidência sistematizada graficamente durante oficina de direitos territoriais do projeto, realizada em novembro de 2020

O instrumento formativo é uma iniciativa do Projeto “Articulação em rede e participação social para a conservação do Cerrado”, realizado pela ActionAid e Campanha em Defesa do Cerrado com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), e parceria da Comissão Pastoral da Terra, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR).

O material impresso será enviado para comunidades e entidades parceiras no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Você pode receber a Cartilha em formato digital caso pertença a uma comunidade tradicional, povo indígena ou trabalhe em alguma organização de assessoria deste segmento. Faça contato conosco através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para saber mais.

Assista a animação:


 Animação e ilustração: Estúdio Animadíssimos

 

Povos e comunidades, Sociobiodiversidade