Skip to main content

Comunidades tradicionais do norte do Tocantins partilham seus saberes agroecológicos em programa de áudio

No dia 22 de junho foi lançado o programa "Mutirão de Saberes Agroecológicos", exclusivamente em áudio, promovido pela Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) em parceria com a Rede Bico Agroecológico. Quase 20 pessoas que vivem no Bico do Papagaio (TO) participaram das gravações e produção dos episódios.

O programa têm como objetivo abordar a diversidade de modos de vida de povos quilombolas, quebradeiras de coco, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais e acampados que vivem no território do Bico do Papagaio, situado ao norte do Tocantins. Os entrevistados e entrevistadas partilharam sobre o manejo que fazem em seus agroecossistemas e as suas relações comunitárias, como a alimentação e a forma de viver e de produzir em seus territórios.

De acordo com a ONG APA-TO e a Rede Bico Agroecológico, o projeto "busca valorizar os saberes agroecológicos manejados no território do Bico, que são construídos cotidianamente por jovens e adultos que vivem em comunidades rurais e convivem com a biodiversidade de maneira harmoniosa".

Os episódios apresentarão as seguintes temáticas: "Modo de vida agroecológico no território do Bico do Papagaio"; "A produção agroecológica no território do Bico do Papagaio"; "A importância da comida de verdade na mesa"; "Consumo de alimentos regionais"; "O uso de plantas medicinais no cotidiano"; "Protagonismo da Juventude na agroecologia Bico do Papagaio"; "A importância da apicultura para a agricultura familiar camponesa"; "Sistemas agroflorestais consorciado nos babaçuais"; "Usos e diversificação do aproveitamento do babaçu e Hortas agroecológicas".

Confira, abaixo, o primeiro episódio do Programa:


Serviço:

Programa Mutirão de Saberes Agroecológicos

Produção e realização: APA-TO e Rede Bico Agroecológico

Edição: Angola Comunicação

Divulgação: Episódios serão lançados semanalmente pelos canais da APA-TO

Canais: Canal do Youtube; Instagram (@ongapato); Facebook (/apatobico)

 

Mulheres, Juventude, Povos e comunidades, Sociobiodiversidade, Águas, Soberania alimentar e agroecologia, notícia/Release